Página
102:
1- A Primeira Guerra Mundial deixou uma "sinistra contabilidade" pois cerca de 9 milhões de pessoas morreram e 40 milhões de pessoas ficaram invalidas.
Página 105:
1- a) Em ambas as fotografias é possível observar a sociedade saudando os ditadores.
b) Na primeira imagem Hitler aparece em destaque, ele era o chefe
político da Alemanha, já na segunda imagem temos Mussolini ao centro, ele era o
chefe político da Itália.
c) As manifestações desta imagens são pacíficas em homenagem aos
ditadores, bem diferentes de outras imagens de manifestações mostradas no
capítulo.
Página 111:
1- Na Imagem é possível observar pessoas saudando Mussolini.
2-
A Fotografia foi tirada na Etiópia.
3-
As pessoas da imagem provavelmente eram obrigadas a saudar o ditador Italiano.
Página 112:
1- Resposta Pessoal. (Medo, revolta, repúdio, ódio...)
2-
Para transmitir os horrores da guerra.
Página 115:
1- Os EUA foram o principal fornecedor de material bélico e gêneros de primeira necessidade para os países da Tríplice Entente durante a Primeira Guerra. Assim, tornaram-se o principal credor dos países europeus. Na década de 1920, o crescimento da economia norte-americana foi elevado, estimulado pela produção industrial e pela fase de reconstrução na qual os países europeus se encontravam. As exportações cresceram, ampliando os lucros e os investimentos.
2- Por volta de meados da década de 1920, os mercados consumidores externos se retraíram como resultado da retomada da produção agrícola e industrial europeia. No entanto, os empreendimentos norte- -americanos continuaram acelerados e provocaram a crise de superprodução em diversos setores da economia. Para agravar a situação, houve também queda do consumo interno, pois os salários não acompanhavam a alta nos preços das mercadorias. Esse cenário provocou falências, desemprego e mais queda no consumo. Em paralelo, muitas ações foram vendidas na Bolsa de Valores de Nova York, fazendo os preços das ações despencarem, provocando prejuízos, falências e mais desemprego. Portanto, o crescimento acelerado e desordenado da economia dos EUA no pós-guerra acabou se convertendo na primeira grande crise do sistema capitalista.
3- A crise de 1929 atingiu também os países europeus, gerando desemprego e dificuldades para a classe trabalhadora. Por isso, ocorreram muitos protestos e diversos movimentos de reivindicação. Tais manifestações eram reprimidas com violência pelas forças policiais de diversos governos.
4- Visando retomar o crescimento econômico, o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, implantou um conjunto de medidas intervencionistas, dentre as quais se destacam: investimentos públicos voltados à infraestrutura (construção de obras públicas); emissão de moeda; concessão de créditos a juros baixos. Com isso, promoveu a geração de empregos, o aumento da renda e aqueceu o consumo.
5- As dificuldades econômicas enfrentadas pelos países europeus no pós-guerra e em consequência da crise de 1929 ocasionaram o surgimento de movimentos sociais de tendência revolucionária e outros de tendência conservadora. Alguns setores sociais passaram a defender a presença de governos fortes, autoritários e intervencionistas para superar a crise. O receio do crescimento da adesão às ideias socialistas por alguns grupos sociais fez crescer o apoio aos regimes totalitários, que criticavam o comunismo e o socialismo. Nesse contexto, surgiram e se fortaleceram o nazismo e o fascismo.
6- a) Ambos constituem regimes políticos totalitários, ditatoriais, surgidos no contexto europeu do entreguerras.
b) Militarismo, anticomunismo, nacionalismo exacerbado, culto às
personalidades oficiais.
c) O nazismo teve forte caráter antissemita, perseguindo e matando
pessoas de outras origens étnicas e culturais. O fascismo italiano, embora
também antissemita, não chegou a estabelecer campos de concentração.
Página 27 a 29
ResponderExcluir